Aê meus queridos, voltei com o blog e vai rolar Rock'n'Roll sempre que der, procurem ler as resenhas e dar algumas sugestões do que querem ver por aqui!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Black Sabbath - Master of Reality

O terceiro álbum lançado pelo Black Sabbath é uma obra-prima gigantesca, possuindo o estilo da banda que estava moldado nos dois primeiros lançamentos, num blues-rock muito pesado, que na época era pouco feito. A diferença desse álbum é a troca da afinação da guitarra de Tony Iommi, que Geezer Butler (baixo) acabou aderindo também, transformando o som da banda muito pesado. Esse também pode ser considerado o primeiro álbum em que o Black Sabbath fazia para transformar num disco, pois os dois primeiros já possuiam seus moldes na fase pré-gravação da banda.
Apesar de ser um eterno clássico nos dias atuais, na época foi muito criticado pela mídia, que não aceitava o Black Sabbath. Muitos julgaram o álbum repetitivo, simples e sem criatividade, dando pontuações baixas nas revistas da época. Mas mesmo isso não estragou o sucesso que o álbum atingiria futuramente, com um Heavy rock mais cadenciado e muito pesado, grande influência para estilos como o futuro Doom metal.
Com oito faixas, sendo dois interlúdios, o álbum mostra potência e energia do começo ao fim. Sweet Leaf, a primeira faixa, começa com uma tossida (dizem ser Iommi depois de fumar maconha), antes de iniciar um dos maiores riffs já escritos, muito original e pesado. A letra faz menção à maconha, a droga que a banda utilizava muito na época. Na metade da música, o solo vem acompanhado de uma bateria furiosa, que faz viradas e acompanha a guitarra.
After Forever é a segunda música, com uma introdução mais leve, iniciando depois um dos riffs mais emocionantes da banda. Nota-se que as origens da banda estão sempre visíveis, que apesar de se afastar um pouco, lembra muito o blues e o jazz que foram de grande influência pra banda. O tema cristão também está presente, principalmente nessa música.
Embryo é uma introdução pra fantástica música que começaria depois, a Children of the Grave, uma levada maravilhosa, numa originalidade impossível, com o riff cortante de Iommi. A dupla Butler e Ward estão bem estrosados, fazendo a base perfeita pra essa música. Nota-se também o avanço de Ozzy Osbourne, que apesar de nunca ter sido um ótimo vocalista, consegue sobressair tudo isso com seu amor incondicional pela música, com muito feeling nos seus agudos. Orchid dá uma acalmada, com o violão de Iommi, mostrando o lado mais jazz desse grande guitarrista, numa pequena mas fantástica música.
Lord of this World é outra pedrada, com mais uma obra do mestre dos riffs Tony Iommi. A levada lenta da música mostra como ela é pesada e intensa, ainda mais com os vocais de Ozzy que estão muito bons, além dos dois emocionantes solos de guitarra, com Butler fazendo uma base no baixo que poucos repetiriam. Com certeza uma das melhores músicas já escritas pela banda.
Solitude é uma faixa que muitos duvidariam que fosse do Sabbath, mas que contém um feeling extremo, com o vocal de Ozzy bem diferente do normal. Quem não curte essa música, não escutou no momento certo ainda!
Pra fechar o álbum, só podia ser com outro riff mágico, nesse clássico absoluto da banda: Into the Void. A levada perfeita, a guitarra macabra, o baixo pulsante e a bateria simples mas letal de Ward. Pra deixar tudo isso melhor, uma acelerada no meio da música, mostrando o quanto a banda foi original e possuía essa aura soturna com seus riffs maravilhosos. Pra terminar e quebrar tudo de vez, só com o solo final de Iommi!
Bom, se leram essa resenha, baixaram e escutaram o disco, e mesmo assim não gostaram, algo anda errado aí!

1. Sweet Leaf
2. After Forever
3. Embryo
4. Children of the Grave
5. Orchid
6. Lord of this World
7. Solitude
8. Into the Void

Download do álbum:
http://www.megaupload.com/?d=HJWST7X3

2 comentários:

  1. Muito obrigada Leonardo,pelos downloads!!!
    Seu blog é maravilhoso!!!
    continue prestigiando a cena rock metal!
    Ah e se puder colocar o sabatage do Sabbath eu agradeço!!!!
    bjuss

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário e pelos elogios.
    Pode deixar que eu boto o Sabotage mais pra frente, com uma resenha bem inspirada. =)

    ResponderExcluir