Aê meus queridos, voltei com o blog e vai rolar Rock'n'Roll sempre que der, procurem ler as resenhas e dar algumas sugestões do que querem ver por aqui!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Frank Zappa - Hot Rats

O ano era 1969 e Frank Zappa lançava seu segundo álbum solo, sendo o primeiro após a dissolução da banda Mothers of Invention, seguindo Zappa para uma longa carreira solo. O álbum Hot Rats foi gravado em julho de 1969, com uma técnica avançada de gravação, com um gravador caseiro de seis canais, sendo um dos primeiro álbuns lançados que utilizavam esse método de gravação.
O álbum é um clássico de Frank Zappa, sendo um dos mais conhecidos de sua extensa discografia. Esse álbum consiste em seis faixas instrumentais, com a segunda, Willie the Pimp, com uma pequena parte sendo cantada por Captain Beefheart. Os instrumentistas chamados para gravar esse álbum fizeram um trabalho ótimo, sendo Ian Underwood quem mais ajudou Zappa na construção dessas músicas.
Como Zappa era muito excêntrico e virtuoso, ele abusa de solos fantásticos e ruídos que tornam sua música uma ópera, com uma execução muito interessante das músicas. O estilo principal atribuído ao trabalho de Frank Zappa nesse álbum é o Jazz fusion, com uma pitada do que se tornaria o Rock progressivo nos anos que se seguiriam.
Sem se alongar muito, as músicas trazem um clima muito bom, que dá vontade de escutar sempre mais. Peaches En Regalia é um jazz com muito efeitos, numa virtuose bem ao estilo de Zappa, se tornando uma música muito agradável de se escutar. Willie The Pimp é um blues furioso, com seu pequeno tempo de vocal, seguindo para solos onde Zappa dá sua alma. O álbum tem um tema meio erudita, parecendo, em alguns momentos, música do oriente. Isso é bem visível na Son of Mr. Green Genes, onde se ouve um pouco de tudo o que Zappa tinha na cabeça. Em Little Umbrellas, Ian Underwood faz um trabalho de gênio, com seu piano muito bem entrosado com o restante do instrumental.
A faixa The Gumbo Variations teve uma variação na remasterização em cd, ganhando 4 minutos a mais do que na versão do vinil, que é essa que postei aqui. A música possui realmente muitas variações, mas o ritmo jazzistico com os solos de Zappa estão sempre presentes, sendo essa uma das melhores faixas dos anos 60. It Must Be A Camel é uma faixa num ritmo mais rápido, onde o piano de Underwood e a guitarra de Zappa ficam sempre disputando caminho no andamento da música.

1. Peaches En Regalia
2. Willie the Pimp
3. Son of Mr. Green Genes
4. Little Umbrellas
5. The Gumbo Variations
6. It Must Be A Camel

Download do álbum:
http://www.megaupload.com/?d=OVCS9HT7

Um comentário: