Aê meus queridos, voltei com o blog e vai rolar Rock'n'Roll sempre que der, procurem ler as resenhas e dar algumas sugestões do que querem ver por aqui!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Deep Purple - Made in Japan

O álbum Made in Japan foi gravado no Japão, na cidade de Osaka e em Tóquio, na famosa arena Budokan, nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1972, sendo lançado posteriormente em dezembro do mesmo ano, na Inglaterra. Com a formação clássica, Ian Gillan, Ritchie Blackmore, Roger Glover, Jon Lord e Ian Paice, a banda estava na turnê de divulgação do álbum recém lançado, o Machine Head, apresentando nesse ao vivo quatro faixas do álbum em questão. O álbum original possui sete faixas, lançado em vinil duplo, mas, em 1998, saiu uma versão nova, remasterizada, contando com três faixas a mais, que seriam os "encores" dos shows, que é a versão postada aqui.
Energia, feeling, técnica, todos fatores fazem parte desse que é um dos melhores álbuns ao vivo já lançados, captando tudo o que a banda tinha a oferecer na época do auge dessa formação. Highway Star viria a se tornar a música de introdução dos shows do Deep Purple a partir dessa turnê, e não dá pra deixar de se emocionar com essa música clássica tocada em um momento muito bom da banda. Child in Time é a segunda música e destrói tudo, sendo o ápice, contando com uma das melhores reproduções já feitas, com todos os músicos exalando técnica e feeling. Smoke on the Water é a próxima e conta com uma brincadeira de Blackmore no começo, com esse riff pra lá de clássico. The Mule é a música de Ian Paice, com um solo grande e muito interessante.
Vale lembrar que a banda gostava muito de improvisar, então esse ao vivo demonstra tudo o que eles faziam na época, em suas improvisações. Strange Kind of Woman é um exemplo disso, com o duelo entre o vocal e a guitarra, além da plateia acompanhando a bateria com palmas. Lazy e o orgão enlouquecedor de Jon Lord no começo é de dar arrepios, sendo essa música muito especial e forte ao vivo, contando com solos pra todos os lados. Space Truckin' acaba a versão original do álbum, com seus quase 20 minutos de improvisação e solos fantásticos da parte de Blackmore e Lord.
Pra melhorar ainda mais, três faixas são os bônus, começando por Black Night, música que ficou muito famosa na época, quando saiu em formato single. Speed King, do álbum In Rock, traz mais energia ao álbum, sendo uma das melhores músicas da banda, ficando ainda melhor nesse ao vivo. Lucille fecha o álbum com o carisma que Ian Gillan mostra com a plateia, sendo esse cover muito elétrico de Little Richard uma faixa muito boa da banda.
Completando: um dos melhores discos de todos os tempos, uma obra-prima completa do rock'n'roll e uma necessidade à todos dignos de serem fãs do melhor estilo musical!

1. Highway Star
2. Child in Time
3. Smoke on the Water
4. The Mule
5. Strange Kind of Woman
6. Lazy
7. Space Truckin'
8. Black Night
9. Speed King
10. Lucille

Download do álbum:
http://www.megaupload.com/?d=X7GM6CZI

Um comentário: