Aê meus queridos, voltei com o blog e vai rolar Rock'n'Roll sempre que der, procurem ler as resenhas e dar algumas sugestões do que querem ver por aqui!

domingo, 1 de novembro de 2009

Especial - Led Zeppelin


A banda britânica Led Zeppelin foi e continua sendo uma das melhores bandas que já pisaram na Terra. Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham imperavam nos anos 70, vendendo milhões de discos e lotando shows cada vez mais. Num caminho de sucesso, fama, dinheiro, mulheres e drogas, eles gravaram discos que ficariam eternizados pela evolução que a sua música possuia na época. Muitos álbuns são clássicos e muitas pessoas tem como seus preferidos diversos álbuns do Led Zeppelin.
Nesse especial vou botar quatro álbuns do Led Zeppelin, sendo três de estúdio e um ao vivo mostrando toda a potência da banda nos palcos.


Led Zeppelin II foi o segundo álbum da banda, lançado em 1969, logo após o Led Zeppelin I, que marcaria a estreia da banda. O álbum segue a mesma base e temática do álbum anterior, com um blues e folk completamente agressivo, com riffs elétricos e vocais rasgados, no melhor estilo agudo de Robert Plant. O álbum captura uma época onde a banda estava em turnê promovendo o álbum anterior, sendo que as músicas foram feitas em quartos de hotéis e gravadas em diversos estúdios espalhados pelo mundo. Músicas eternizadas e clássico atrás de clássico, esse é o Led Zeppelin II, melhor disco do Led Zeppelin na minha opinião. O tema sexual está presente na música, com os gemidos que lembram orgasmos na Whole Lotta Love, além da letra de The Lemon Song. Thank You é uma música de amor escrita por Plant para sua mulher. Riffs rasgadões como Heartbreaker, o baixo perfeito da The Lemon Song, o solo fantástico e expressivo de bateria da Moby Dick, o country que vira um hard rock destruidor da Bring It On Home, cada música mais perfeita que a outra. O álbum é perfeito e não dá pra escutar uma música só!

Download do álbum:
http://www.megaupload.com/?d=RNVRLAEL


Led Zeppelin IV é o quarto álbum da banda, lançado em 1971, e remete ao sucesso comercial e crítico que a banda tinha na época, com vendagens impressionantes. A banda vinha do anterior Led Zeppelin III, álbum que possuia muitas músicas acústicas e num clima bem folk, sendo que a banda então precisava do hard rock destruidor que o Led Zeppelin IV possui. Muitos chamam esse de melhor álbum da banda, pois possui os maiores clássicos que saíram na rádio da época. São oito músicas e oito clássicos, impossível tirar uma que seja, pois são todas parte desse álbum fantástico. Músicas como Black Dog e Rock and Roll não precisa nem comentar, de tão clássicas que são, mais a Stairway to Heaven, uma das melhores músicas já feitas, com um solo muito emocionante. O folk da The Battle of Evermore com o vocal característico de Plant e a acústica Going to California, uma das melhores do Zeppelin. Outro álbum perfeito do Led, especial pra todos fãs do rock'n'roll!

Download do álbum:
http://www.megaupload.com/?d=ITF10C6M


How the West Was Won é um ao vivo do Led Zeppelin gravado em 1972 em duas datas, 25 e 27 de junho, na Califórnia. Apesar de ter sido gravado em 72, só foi lançado em 2003, sendo que nos anos 80 corria cópias pirata por aí. A banda vinha de um sucesso atrás de outro, sendo que estava sempre no topo. Refletindo a ótima fase que a banda passava, o álbum ao vivo só podia ser incrível, com uma atuação fantástica de todos os músicos. O poder da voz de Plant está muito visível, começando pela primeirá música que é Immigrant Song. John Bonham tá simplesmente destruindo em todas músicas, John Paul Jones tá com um baixo na cara, com muito entrosamento com a bateria. Jimmy Page com suas improvisações não podia estar melhor. Contando com tudo isso, a banda tem um set list ótimo, passando por músicas acústicas e muita improvisação. Pra sentir na pele o que a banda fazia naquela época, escute esse registro.

Download do álbum:
http://www.megaupload.com/?d=8Z70V0MG

Physical Graffiti é o sexto registro de estúdio da banda, sendo que esse é duplo e conta com um total de 15 músicas. Lançado em 1975, o álbum tem uma reunião de músicas que já tinham sido gravadas há um tempo, além de músicas gravadas pro disco mesmo. Alguns problemas envolviam a banda na época, o que dificultou a gravação das músicas pro álbum, pois John Paul Jones estava considerando sair da banda, o que não ocorreu. Apesar desses problemas, o disco foi lançado e atingiu um grande sucesso, como já era normal pro grupo. As músicas seguem o mesmo padrão dos outros álbuns, mas com algumas diferenças que são notadas logo nas primeiras faixas: as músicas estão mais quebradas e mais trabalhadas. Músicas como In My Time of Dying e Kashmir se tornaram clássicos da banda. The Rover com certeza tem um dos solos mais bonitos já feitos por Jimmy Page. Custard Pie e seu riff lindo emocionam. Sem se alongar muito, o álbum é muito bom, mas exige calma do ouvinte, principalmente o segundo disco, onde as músicas são mais calmas. Como o folk sempre seguiu a banda, nesse disco não podia ser diferente. A música In The Light e sua introdução longa é de chorar. Não deixem de escutar o disco inteiro, pois é uma obra-prima jamais repetida por nenhuma banda.
Download do álbum:

Nenhum comentário:

Postar um comentário